• SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow

Capa Ed.110

O Castelo Garcia D’Ávila é a primeira edificação fortificada e única construção das américas com caraterísticas medievais, erguida entre 1551 e 1624 no alto da Colina de Tatuapara, hoje Praia do Forte, na Bahia. O lighting designer Milton Giglio assinou o novo projeto de iluminação de suas ruínas e buscou valorizar com a luz – por meio de luminárias desenvolvidas especialmente para o projeto – seus belos arcos, vãos e janelas.

Leia a edição na íntegra!

Luz e Saúde

Nesta edição, Marcos de Oliveira Santos, mestre em Gestão Integrada de Qualidade e Meio Ambiente pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha; engenheiro pela POLI-USP e consultor e professor no IPOG e na Santa Casa de São Paulo, aborda os Efeitos e cuidados relacionados com o excesso de brilho em ambientes internos.

Leia o artigo na íntegra!

Riachuelo – Shopping Morumbi

O projeto de iluminação da flagship da Riachuelo, no shopping Morumbi, em São Paulo, ficou a cargo do lighting designer Rafael Leão, titular do escritório Rafael Leão lighting design, que trabalhou com três níveis de luminância para estabelecer as intenções de hierarquia visual na loja e garantir a flexibilidade de ajuste e reposicionamento ao longo do salão de vendas.

Leia a matéria na íntegra!

Entrevista – Marcos de Oliveira Santos

Nesta entrevista exclusiva, Marcos de Oliveira Santos, novo articulista da Lume Arquitetura, conta um pouco de sua trajetória profissional; sobre o desafio de dar continuidade à coluna Luz e Saúde durante o ano de 2021; acerca das diretrizes da iluminação integrativa, dos produtos oferecidos no mercado brasileiro para sua implantação e de como ela está sendo aplicada no País; e muito mais.

Leia a entrevista na íntegra!

Museu Arqueológico de La Serena – Chile

A nova iluminação do Museu Arqueológico de La Serena, no Chile, assinado pelo escritório Limarí Lighting Design, de Pascal Chautard, teve como principais objetivos a criação de uma nova identidade visual do museu para valorizar a faixa horizontal que constitui o fundo das vitrines e auxiliar na leitura dos conteúdos; o realce das peças relevantes de cada vitrine; o desenvolvimento de soluções integradas e adaptadas aos diferentes dispositivos museográficos incluídos nas vitrines; além da criação de sistemas dinâmicos de iluminação cenográfica para os elementos importantes localizados fora das vitrines.

Leia a matéria na íntegra!

Artigo – Espectro de luz e a iluminação dinâmica

No artigo Espectro de luz e a iluminação dinâmica, Lanna Scartezzini Caram, Gerente de Vendas & Especificação para a Lutron do Brasil, apresenta como a especificação da iluminação e os sistemas de controle podem melhorar a experiência de luz no ambiente construído.

Leia o artigo na íntegra!

Perfil Empresas – Omega Light

Veja um raio-x da Omega Light, empresa megapremiada e especializada no desenvolvimento de produtos indoor e técnicos, com foco na qualidade da luz, eficiência energética e sustentabilidade, que completa 25 anos em 2021.

Leia a matéria na íntegra!

Expo Dubai 2020

O projeto de iluminação da exposição do Pavilhão Sustentabilidade, integrante da Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes, teve o conceito assinado por Paul Palazzo, da Palazzo Lighting Design, de Nova Iorque (EUA); o anteprojeto, detalhamento e execução da Lighting Design Collective (LDCol), de Madri (Espanha); e contou com a participação na finalização, mockups e acompanhamento de obra do lighting designer brasileiro Rodrigo Roveratti, titular do escritório La Luz Lighting, residente na cidade sede do evento.

Leia a matéria na íntegra!

Artigo – Unidades Ornamentais

Paulo Candura, titular da Luz Urbana, empresa especializada em projetos de iluminação de interiores, esportiva e urbana, elaboração de planos diretores de iluminação urbana, modelagem para PPP’s, e projetos de eficiência energética, conta como as hoje decadentes unidades ornamentais de iluminação pública contam a história da cidade de São Paulo.

Leia o artigo na íntegra!

Perfil Escritórios – N.Borelli Architectural Lighting

Veja o raio-x do N.Borelli Architectural Lighting, escritório com quase 25 anos de história da arquiteta e lighting designer Nidia Borelli, profissional que iniciou suas atividades no meio da década de 90 e realiza projetos tanto no Brasil quanto em Londres, em parceria com um escritório local.

Leia a matéria na íntegra!

Aula rápida – Conexão elétrica e projeto de iluminação

João Cunha, engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em engenharia eletrônica pelo ITA, diretor do Grupo Mi Omega e consultor técnico da Techno Brasil, dá dicas de como escolher o conector adequado para o bom funcionamento das luminárias.

Leia o artigo na íntegra!

Acontecendo – Stella premiada no Red Dot Award 2021

 O balizador Neu 2, desenvolvido e patenteado pela Stella, empresa brasileira especializada na fabricação de lâmpadas e luminárias, venceu a categoria Lighting Systems no Red Dot Award 2021, um dos prêmios de design mais importantes do mundo.

Leia a matéria na íntegra!

Holofote – Patricia Fernandes

Um bate-papo com Patricia Fernandes, mestre em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Neurolighting, para quem é preciso pensar no impacto fisiológico e emocional que a luz terá no usuário do espaço.

Leia a entrevista na íntegra!

Opinião – Ana Spina

Ana Spina, arquiteta e lighting designer com 18 anos de experiência em design de iluminação, diretora geral da IALD (International Association of Lighting Designers) e atualmente líder de grandes projetos no FPOV, na Austrália, mostra as diferenças e semelhanças entre os mercados de iluminação do Brasil e do maior país da Oceania..

Leia o artigo na íntegra!

Banner Lightfair

Altena

Campanha LD

Cor ed_110