• SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow

Capa ed_81

RuinasLocalizado ao largo da praia do Porto da Barra, na capital baiana, o Forte Santa Maria recebeu projeto de iluminação do lighting designer Marco Guarneri, consultor técnico da Power Lume em Salvador, que buscou aplicar uma solução cênica, com telegestão e temperatura de cor adequada – não descaracterizando a arquitetura colonial – para valorizar a rica história do edifício erguido em 1614.



Para ler o conteúdo completo da edição faça sua assinatura ou adquira seu exemplar CLICANDO AQUI!!!

Hospital em São Paulo

Hospital 9 de JulhoCom o objetivo de promover bem-estar e conforto aos pacientes e desenhar ambientes com iluminâncias adequadas para as tarefas da equipe médica e de enfermagem, a lighting designer Neide Senzi, titular do Senzi Consultoria Luminotécnica, realizou projeto de iluminação no Hospital 9 de Julho, com 22 mil metros quadrados, na capital paulista.

Igreja no Rio de Janeiro

Basílica Santa TeresinhaA basílica Santa Teresinha do Menino Jesus, situada no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, teve retrofit no projeto de iluminação realizado pela lighting designer Mônica Ann Diniz, titular do escritório MD Light, em parceria com Maria Cláudia Bousquet, lighting designer independente. O conceito foi gerar uniformidade, luz de destaque e flexibilização de cenas, além de economia energética.

Loja de calçados

Loja de calçadosDesenvolvido pelo lighting designer Marcos Castilha, titular do escritório Castilha Iluminação, o projeto luminotécnico na loja Paquetá do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, proporcionou conforto aos clientes através de luz focada e difusa e ainda contribuiu para o crescimento do número de vendas da loja.

Expolux 2016

Expolux 2016Arenas do Conhecimento e Espaço Design foram as novidades da maior feira de iluminação da América Latina, que contou com mais de 23 mil visitantes do Brasil e do exterior. A revista Lume Arquitetura marcou presença com belíssimo estande de 44 metros quadrados. Veja mais sobre a feira nessa matéria de cobertura.

Entrevista

EntrevistaPaula Carnelós, lighting designer presidente da AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) no biênio 2016-2017, fala dos planos da Associação durante o seu mandato; da certificação e regulamentação que envolvem a profissão de lighting designer e muito mais.

Evento nacional

Arena do ConhecimentoA primeira edição da Arena do Conhecimento Simpolux, realizada pela Abilux com parceria de conteúdo da Revista Lume Arquitetura – durante a Expolux 2016 – foi sucesso absoluto e contou com 24 palestras com temas pujantes do setor de iluminação. Acompanhe a cobertura completa deste inovador evento, que teve aproximadamente 1.000 participantes e ficou marcado para os lighting designers que compareceram à feira.

Opinião

BetinaBetina Tschiedel Martau, mestre em arquitetura, professora e pesquisadora do Propar (Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre a formação do lighting designer, no artigo O despertar de um luminotécnico: formação acadêmica e sensibilidade projetual.

Perfil empresas

OuroluxIniciando as atividades em outubro de 1992, a Ourolux conta com 300 funcionários e atualmente possui uma linha com mais de 500 produtos. Confira o perfil completo da empresa.

Evento internacional

Lightfair San DiegoA Lume Arquitetura esteve presente na edição 2016 da LIGHTFAIR SAN DIEGO e – juntamente com um público que excedeu 27 mil visitantes – pôde acompanhar a inauguração do Fórum de IoT (Internet of Things) e mais de 200 horas de cursos e seminários. Confira a matéria de cobertura com os destaques da maior edição dos seus 27 anos de história do evento.

Perfil escritórios

Estúdio ÂmbarUm raio-X do Estúdio Âmbar, escritório das arquitetas Débora Bello e Christina Draeger, que tem como especialidade desenvolver projetos de iluminação de interiores e de paisagismo.

Holofote

Holofote RafaelaUm bate-papo com a arquiteta Rafaela Romitelli, que conta como iniciou no setor de iluminação e dos desafios de se estabelecer como um escritório de lighting designer independente.