• SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow

Capa Ed.109

Privilegiar por meio da luz a linearidade da arquitetura – tanto da fachada quanto dos malls – assinada por Arthur Casas. Esse foi o conceito do projeto luminotécnico de Antonio Carlos Mingrone, da Mingrone Iluminação, para o CJ Shops Jardins, empreendimento de luxo localizado na capital paulista.

Leia a edição na íntegra!

Entrevista – Mônica Lobo

Em dezembro de 2020, Mônica Lobo, sócia-titular da LD Studio com mais de 30 anos de experiência, foi eleita presidente da IALD (International Association of Lighting Designers) para um mandato de quatro anos. Nesta entrevista exclusiva à Lume Arquitetura, conta sua trajetória dentro da associação e de como chegou à presidência; de seu trabalho voluntário em prol do fortalecimento da profissão; do funcionamento da IALD e das ações que realiza para se manter como referência do lighting design mundial; e muito mais.

Leia a entrevista na íntegra!

Luz e Saúde

Nesta edição, Marcos de Oliveira Santos, mestre em Gestão Integrada de Qualidade e Meio Ambiente pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha; engenheiro pela POLI-USP e consultor e professor no IPOG e na Santa Casa de São Paulo, aborda a contribuição da luz associada às cores na melhoria da qualidade de vida no artigo “Cores como agentes do bem-estar”.

Leia o artigo na íntegra!

Carmel Taíba Exclusive Resort

Localizado em uma vila de pescadores na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), o Carmel Taíba Exclusive Resort é um empreendimento de alto luxo com projetos de arquitetura de Marcelo Franco, interiores de João Armentano e paisagismo de Alex Hanazaki. Já a iluminação, assinada pela lighting designer Verônica Barreira, buscou valorizar o luxo e requinte do empreendimento e proporcionar um clima de aconchego e suavidade.

Leia a matéria na íntegra!

Mobília22

O projeto de iluminação assinado pelo lighting designer Maiquel Alexandre, titular do MAI – Maiquel Arquitetura de Iluminação, para a Mobília22, loja em Votuporanga (SP) que oferece mobiliário para ambientes internos e externos assinados por renomados designers brasileiros, teve como conceito principal destacar as cores, texturas e design dos produtos expostos.

Leia a matéria na íntegra!

Perfil escritórios – ÍRIS - um olhar para o futuro

Veja o raio-x do ÍRIS - um olhar para o futuro, escritório da titular Silvia Maria Carneiro de Campos sediado na capital paulista e especializado em design de interiores e iluminação com projetos em todas as áreas: residências, escolas, hospitais, teatros, academias, cabelereiros, escritórios, igrejas, entre outros, a também em pesquisas dos impactos da luz artificial voltada à natureza e às diferentes espécies de animais.

Leia a matéria na íntegra!

Restaurante Aloha

Guilherme Bez, titular do Studio Guilherme Bez, assinou os projetos de arquitetura, interiores e iluminação do Restaurante Aloha, na Praia do Canto, em Vitória (ES), inspirado nas características da cultura havaiana, com muita madeira, vegetação e elementos que remetem às ilhas do Pacífico Sul, além de fontes de luz com temperatura de cor quente ou âmbar para sofisticação, aconchego e conforto.

Leia a matéria na íntegra!

Residência em Votorantim

Localizada na cidade de Votorantim, interior de São Paulo (SP), e com de 394 metros quadrados, essa é a residência da arquiteta Andréa Carvalho, que assinou os projetos de arquitetura, interiores e iluminação para que sua casa fosse um showroom de seu trabalho.

Leia a matéria na íntegra!

Perfil Empresas – Eblux Iluminação

 Veja o raio-x da Eblux Iluminação, empresa comandada por Laerte Gomes, sediada na capital paulista e especializada no fornecimento de luminárias LED, placas e fitas de LED, perfis em alumínio e sistemas de controle – em parceria com a Helvar – para os mais renomados arquitetos, lighting designers, engenheiros e construtoras no país.

Leia a matéria na íntegra!

Escritório da Merck

Patricia Marcilio, sócia-titular da Sierg e responsável pelos projetos de design de interiores e iluminação para alguns andares da sede da Merck, no Rio de Janeiro (RJ), criou um grande open office para melhor acesso à luz natural e à vista do jardim com paisagismo do Burle Marx e lançou mão de luminárias eficientes em diversos circuitos para baixo consumo energético e fácil gestão dos acionamentos.

Leia a matéria na íntegra!

Holofote – Helô Cunha

Um bate-papo com Helô Cunha, lighting designer residente em Vinhedo, interior de São Paulo, que nota que a maioria das pessoas ainda não se deu conta da importância da luz para seu trabalho e bem-estar.

Leia a matéria na íntegra!

Opinião – Alessandro Azuos

Alessandro Azuos, iluminador e técnico em iluminação; palestrante, ministrante de oficinas, produtor de blog e vídeos (desde 2005 sobre o ramo da iluminação; e profissional na área desde 1999, trata nesse artigo sobre iluminação cênica e sua influência na arquitetura.

Leia o artigo na íntegra!

Campanha LD