• SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow

Capa Ed.107

Antonio Carlos Mingrone, titular da Mingrone Iluminação, assinou o projeto de iluminação do St. Marche do Shopping VillaLobos, na capital paulista, e propôs o zoneamento dos espaços através da luz, criando um jogo fascinante de provocação a cada momento e ambientações diferenciadas nas áreas do mercado, como nas gôndolas, hortifrúti, adega, padaria, área de carnes, de estar e no checkout.

Leia a edição na íntegra!

Entrevista – Mohana Lima

No ano em que o Archidesign, escritório sediado no Recife (PE), do qual é sócia, completa 25 anos de atividade no mercado brasileiro de iluminação, Mohana Lima é agraciada com o 40under40 Lighting, prêmio internacional que reconhece e celebra jovens talentos do lighting design, o que a credencia a ser a entrevistada desta edição de Lume Arquitetura.

Leia a entrevista na íntegra!

Condomínio Palácio de Buckingham

O projeto de iluminação do Condomínio Residencial Palácio de Buckingham, em Feira de Santana (BA), ficou a cargo da lighting designer Isa Rios, que buscou seguir o conceito da arquitetura inspirado no luxo, requinte, tecnologia, beleza e exclusividade da residência oficial e principal local de trabalho do Monarca do Reino Unido, em Londres.

Leia a matéria na íntegra!

Luz e Saúde

Nesta edição, a professora doutora Betina Tschiedel Martau apresenta como se estabelece a adaptação ao meio pela luz no artigo intitulado “Iluminação, ritmos circadianos e recém-nascidos”.

Leia o artigo na íntegra!

Residência Boa Esperança

 Assinado por Marcos Castilha, lighting designer titular do Castilha Iluminação, o projeto de iluminação dessa residência no interior de São Paulo teve como conceito geral seguir as linhas contemporâneas e minimalistas da arquitetura com luz por meio de sancas, mesclando pontos focais para destaques, inclusive alguns deles dentro das próprias sancas.

Leia a matéria na íntegra!

Controle da Luz

Nesta edição, Lanna Scartezzini Caram, gerente de especificação e vendas para a Lutron do Brasil, aborda a eficiência energética e operacional do controle de iluminação para aplicações industriais.

Leia o artigo na íntegra!

Supermercado Cairú

Carina Tomazzoni, do Carina Tomazzoni Projetos de Iluminação Integrada, foi a responsável pelo projeto de iluminação da fachada do Supermercado Cairú, em Garibaldi (RS), que contou com luminárias desenhadas com exclusividade pela lighting designer para conseguir iluminar a área frontal do empreendimento, mas com o cuidado de não haver vazamento de luz para o entorno.

Leia a matéria na íntegra!

Salas de reunião do IESDE

Tornar as salas de reuniões do IESDE Brasil, em Curitiba (PR), contemporâneas e quase futuristas, com linhas curvas da placa acústica e iluminação linear. Esse foi o conceito dos projetos de iluminação, assinado pelo lighting designer Jomar de Mello, titular do Studio Jomar de Mello, e de acústica, de responsabilidade da Relacus.

Leia a matéria na íntegra!

Perfil Escritórios – Instituto Jamile Tormann

Veja o raio-x do Instituto Jamile Tormann, da lighting designer titular Jamile Tormann, especializado em iluminação cênica, efêmera e arquitetural corporativa, e que ainda oferece livros, pós-graduação em projetos de iluminação e cursos livres ao mercado.

Leia a matéria na íntegra!

Nova identidade visual da FASA Fibra Ótica

Por ocasião da comemoração de 30 anos em 2020, a FASA Fibra Ótica, empresa especializada na fabricação de sistemas de iluminação com fibra ótica para finalidades arquiteturais, decorativas e industriais, apresenta sua nova identidade visual e seu novo site.

Leia a matéria na íntegra!

Holofote - Marina Andrade

Um bate-papo com a lighting designer titular da Arqflex, Marina Andrade, com forte atuação nas redes sociais e que acredita que a luminotécnica é uma disciplina a qual nunca se para de estudar.

Leia a matéria na íntegra!

Opinião - João Gabriel P. Almeida

João Gabriel P. Almeida, profissional com mais de 30 anos de experiência e um dos autores do Manual de Iluminação Pública Eficiente da ELETROBRAS/PROCEL/IBAM, discorre sobre a nova norma para projetos de iluminação pública – NBR 5101:2020.

Leia o artigo na íntegra!

Campanha LD