• SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow
  • SlideShow

Capa Ed.104

Assinado pela lighting designer Emili Lazaretti, titular do escritório Emili Lazaretti Arquitetura de Iluminação, o projeto luminotécnico do Wood Hotel Gramado, em Gramado (RS), teve como conceito evidenciar a arquitetura, contornos dos móveis, obras, quadros, tapeçarias e desenhos, objetivando o conforto, aconchego e a pessoalidade de uma casa por meio dos efeitos de luz.

Leia a edição na íntegra!

Matéria Especial – Covid-19

Lighting designers, representantes da indústria e de associações ligadas ao mercado de iluminação falam nessa matéria especial sobre os impactos da pandemia em suas atividades profissionais, das novas formas de trabalho e das ações que têm realizado nesse período para se reinventarem.

Leia a matéria na íntegra!

Entrevista – Paulo Scarazzato

Nesta entrevista exclusiva, Paulo Scarazzato, presidente e um de seus fundadores da SBLuz – Sociedade Brasileira de Luz e Iluminação, lançada no início de abril, conta sobre o seu surgimento e seus atuais membros, as principais funções da entidade no mercado brasileiro de iluminação, a aproximação com a IES (Illuminating Engineering Society), e explica como os interessados podem ingressar na entidade.

Leia a entrevista na íntegra!

Coluna Luz a Saúde

Nesta edição, a professora doutora Betina Tschiedel Martau aborda a iluminação e os padrões de exposição às fases clara e escura em busca do equilíbrio da saúde em tempos de Covid-19.

Leia o artigo na íntegra!

Residência em Miami

Magda Colodetti, lighting designer brasileira residente nos Estados Unidos e titular do EOS Lighting & Design, assinou o projeto da iluminação do paisagismo e fachadas de uma residência em Miami com o intuito de atingir bons efeitos de luz, mas sem destaque para as luminárias.

Leia a matéria na íntegra!

Controle da Luz

Nesta edição, Lanna Scartezzini Caram, gerente de especificação e vendas para a Lutron do Brasil, apresenta como os sistemas de controles são indispensáveis para se projetar os ambientes aplicando os quatro elementos de Human Centric Lighting: luz de qualidade, aproveitamento da luz natural, conexão com o exterior e controle pessoal e adaptável.

Leia o artigo na íntegra!

Foyer e auditório da Othon de Carvalho

Respeito à conceituação do projeto arquitetônico e às necessidades de iluminâncias de cada local devido às diversas atividades exercidas em cada um deles. Essa foi a principal característica do projeto de iluminação para o foyer e auditório da loja Othon de Carvalho, em Belo Horizonte (MG), assinado pela lighting designer Daniela Meireles, titular do escritório Ambiente Design e Iluminação.

Leia a matéria na íntegra!

Obará Burguer Grill

Jefferson Garcia, titular do JGLuz – Projetos de Iluminação e Automação Residencial, iluminou o Obará Burguer Grill, em São Roque, interior de São Paulo, com a intenção de destacar os elementos com características rústicas e industriais inspirados no fogo dos projetos de arquitetura e design de interiores, assinados pelo designer Fábio Galeazzo e pelo arquiteto Andre Nucci, da Galeazzo Design.

Leia a matéria na íntegra!

Perfil Escritório - Mandarina | Luz + Design

Veja o raio-x do escritório Mandarina | Luz + Design, de Rio Branco (AC), dos titulares Rodolfo Quiroga Elia, Leonardo Nascimento MaiaJoão Paulo Machado, especializado em consultoria e desenvolvimento de projetos de iluminação, arquitetura e design.

Leia a matéria na íntegra!

Home PUB

Os projetos de arquitetura, interiores e iluminação assinados por Danilo Borges, do Studio Danilo Borges, transformaram o subsolo de uma residência em Monte Carmelo (MG) em um Home PUB sofisticado de 70 metros quadrados, com área de home theater e varanda gourmet.

Leia a matéria na íntegra!

Holofote – Carolina Ciola Fonseca

Um bate-papo com Carolina Ciola Fonseca, arquiteta e lighting designer titular do Studio ió Arquitetura & Lighting Design, que acredita na formação mais ampla possível para sua profissão.

Leia a matéria na íntegra!

Opinião - Daniela Pawelski Amaro Marins

Daniela Pawelski Amaro Marins, arquiteta, mestra em light design e doutoranda em engenharia elétrica na Universidade Federal do Espirito Santo, fala sobre os indicadores mínimos de luz natural.

Leia o artigo na íntegra!

Campanha LD